segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BOLONHA?

"Este é um tratado europeu que visa a uniformização do ensino universitário e politécnico dos países pertencentes à União Europeia, facilitando a mobilidade de alunos e professores, bem como a empregabilidade dos diplomados. A promoção da cooperação no domínio da avaliação da qualidade e a promoção da dimensão europeia no ensino superior são metas traçadas neste acordo. A ideia é poder ter um currículo, quer escolar quer profissional, que seja reconhecido como válido nos países que fazem parte deste tratado. No ano lectivo 2009\2010, já todas as universidades têm que possuir um ensino adaptado a Bolonha.


Como já deves saber, Bolonha trouxe ao nosso ensino superior algumas mudanças ao nível da aprendizagem, sendo esta agora centrada no aluno e não no professor. Mexeu-se na duração dos cursos, encurtando-os para três anos. Alterou-se o método, havendo menos horas de aulas, mas mais horas de trabalho fora delas. E um aspecto bastante positivo está relacionado com a mobilidade. E porquê? Existe uma grande transversalidade dos cursos, sendo possível fazer os ciclos de estudo em áreas diferentes. Há também uma maior facilidade de passar um semestre numa instituição estrangeira. Isto deve-se ao facto de o nosso ensino ser equivalente ao de outros países europeus, sendo apenas necessário fazer corresponder o número de créditos (ECTS) exigido pela instituição que frequentas. Vem descobrir as vantagens.

ECTS?
Com Bolonha foi adoptado um sistema europeu de transferência e acumulação de créditos curriculares: ECTS – European Credit Transfer and Accumulation System. O número de ECTS depende da exigência da disciplina em termos de trabalho. Medem-se as horas que o estudante tem que dedicar a cada uma: horas lectivas, eventual estágio, horas dedicadas ao estudo, a trabalhos e à realização da avaliação (testes, exames, apresentações).

Vai para fora!!!
Quem não gostava de passar uns meses a estudar no estrangeiro? Hoje em dia, ir para fora ao abrigo dos vários programas de mobilidade existentes é sempre uma mais-valia para qualquer estudante ou recémlicenciado. Aprendes a viver numa nova cultura, desenvolves outras línguas e tens contacto com pessoas e realidades completamente diferentes. Este é um aspecto muito valorizado pelas empresas, uma vez que demonstra autonomia, gosto pela descoberta e capacidade de adaptação e relacionamento interpessoal. As instituições de ensino superior sabem bem disso e têm apostado cada vez mais nos programas de mobilidade: de acordo com um inquérito realizado pela FORUM ESTUDANTE às instituições de ensino superior, 75 por cento destas proporciona essa oportunidade aos seus alunos. Podes encontrar mais informação no site da Agência Nacional Para os Programas Sócrates e Leonardo da Vinci, em www.socleo.pt.


Que programas tens à tua disposição?

Erasmus
Permite aos alunos do ensino superior
passar um período de tempo limitado num
país europeu. De 3 a 12 meses, os
estudantes poderão realizar:
› Um período de estudos
› Um estágio curricular
› Um estágio profissionalizante

Leonardo da Vinci
Através deste programa poderás realizar um
estágio, depois do curso concluído, num país
europeu. Terá a duração de 12 meses.

Como?
Para participares num destes programas de mobilidade deves apresentar a tua candidatura junto da tua instituição de ensino. Aqui será feita a ponte entre Portugal e a universidade/escola do país de destino ou, em caso de estágio, a empresa estrangeira."


Texto: Ana Luísa Branco in Forum Estudante

Eunice e Sandra

Sem comentários: